A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) tem uma semana movimentada pela frente, com a realização de audiências públicas, seminários e a instalação de uma nova frente parlamentar. As atividades envolvem temas como bem-estar animal, uso medicinal da cannabis, direitos das pessoas com deficiência, educação e cultura, além da valorização das comunidades de matriz africana.
Bem-estar animal em pauta em Timbó
Na próxima segunda-feira (25), a Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal promove uma audiência pública no município de Timbó, com o objetivo de articular ações em prol da melhoria das condições de vida dos animais em Santa Catarina. A iniciativa é do deputado Marcius Machado (PL), que preside a comissão.
Uso medicinal da cannabis será debatido
Ainda na segunda-feira (25), às 18h, a Comissão de Saúde realiza uma audiência pública para discutir o uso da cannabis medicinal no tratamento de doenças crônicas e neurológicas. Proposta pela deputada Paulinha (Podemos), a atividade acontece no Auditório Antonieta de Barros, na sede da Alesc, em Florianópolis.
Frente Parlamentar em defesa do povo de matriz africana
Na terça-feira (26), será instalada a Frente Parlamentar em Defesa do Povo Tradicional de Matriz Africana. A proposta, de autoria do deputado Fabiano da Luz (PT), tem como objetivo promover políticas públicas e ações de valorização das tradições culturais afro-brasileiras, além de combater o racismo e a intolerância religiosa.
Seminários acontecem em parceria com a Escola do Legislativo
Entre quinta (28) e sexta-feira (29), a Alesc realiza uma série de seminários organizados pelas comissões temáticas, em parceria com a Escola do Legislativo.
Sucessão familiar no setor agropecuário
Na quinta-feira (28), o município de Água Doce recebe o “Seminário Regional sobre Sucessão Familiar no Setor Agropecuário”, promovido pela Comissão de Agricultura e Política Rural, por iniciativa do deputado Altair Silva (PP). O evento busca fomentar a troca de experiências entre produtores, técnicos e pesquisadores, com foco na criação de políticas públicas voltadas aos jovens do campo.
Seminário dos Orientadores Educacionais
Nos dias 28 e 29 de agosto, a Comissão de Educação e Cultura, presidida pela deputada Luciane Carminatti (PT), realiza o XXXI Seminário dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina, também com apoio da Escola do Legislativo e da Associação dos Orientadores Educacionais do estado. O encontro acontece no Auditório Antonieta de Barros e debaterá as reestruturações no mundo do trabalho e os impactos na formação docente e educacional.
Seminários sobre os direitos da pessoa com deficiência
A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), promove dois eventos importantes na próxima semana. Na quarta-feira (27), ocorre o 7º Seminário Estadual de Prevenção e Saúde, voltado à saúde da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, no Auditório Antonieta de Barros.
Já na sexta-feira (29), o município de São Ludgero será palco do seminário “Inclusão sem Barreiras: Construindo Equidade para Todos”, que reunirá profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social, além de representantes de entidades, estudantes, familiares e autoridades. O objetivo é discutir práticas inclusivas no sistema educacional.
As inscrições para todos os seminários estão abertas no site da Escola do Legislativo.


