Florianópolis é eleita a cidade mais competitiva do Brasil pela terceira vez consecutiva

Florianópolis foi eleita, pela terceira vez seguida, a cidade mais competitiva do Brasil, segundo a 5ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove e a Seall.

A capital catarinense se destacou especialmente no pilar de Inovação e Dinamismo Econômico, onde lidera o ranking, e alcançou o terceiro lugar em Capital Humano. Além disso, aparece entre as 50 melhores colocadas em outros três pilares: Qualidade da Saúde (11ª), Inserção Econômica (14ª) e Segurança (47ª).

Indicadores relacionados ao mercado de trabalho também colocam Florianópolis em evidência: a cidade é 2ª colocada em renda média do trabalho formal e 3ª em qualificação dos trabalhadores formais.

Segundo o diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, o objetivo do levantamento é mostrar como as políticas públicas influenciam a qualidade de vida da população.

“Um município é competitivo quando suas políticas públicas transformam a vida das pessoas. O ranking revela, com base em dados públicos, quais cidades mais avançam em economia, gestão, segurança, saúde, saneamento, meio ambiente, inovação e telecomunicações. É uma plataforma importante para os prefeitos saberem o que funciona e o que precisa melhorar”, afirmou.

Florianópolis figura entre os cinco primeiros colocados no pilar de Inovação e Dinamismo Econômico desde a primeira edição do ranking. Neste eixo, são avaliados itens como investimentos em pesquisa e desenvolvimento, geração de empregos no setor criativo e volume de crédito per capita.

Veja também

Últimas notícias