Pesquisa Ipsos-Ipec: 50% dos brasileiros desaprovam a gestão do Governo Lula

Levantamento divulgado nesta segunda-feira aponta que a percepção dos brasileiros sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece praticamente inalterada em comparação à pesquisa realizada em março.

De acordo com o estudo do Ipsos-Ipec, 50% dos entrevistados desaprovam a maneira como o presidente conduz a administração federal, enquanto 44% manifestam aprovação. Outros 6% não souberam ou preferiram não responder. Na pesquisa anterior, os índices eram de 51% de desaprovação, 43% de aprovação e 6% de indecisos.

Quando questionados sobre a avaliação geral da gestão, 38% classificaram o governo como ruim ou péssimo. Já 32% consideram a administração boa ou ótima, enquanto 28% a definem como regular. Os resultados também se mantiveram estáveis em relação ao levantamento anterior.

A pesquisa identificou que a avaliação positiva é mais presente entre eleitores que afirmam ter votado em Lula nas eleições de 2022, pessoas com menor nível de escolaridade, moradores da Região Nordeste, famílias com renda de até um salário mínimo, residentes em cidades de pequeno porte e católicos.

Por outro lado, os índices mais elevados de avaliação negativa foram registrados entre entrevistados que declaram ter votado em Jair Bolsonaro em 2022, pessoas com renda familiar superior a cinco salários mínimos, evangélicos, cidadãos com ensino superior completo e moradores da Região Sudeste.

O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 17 de junho, com a participação de 2 mil pessoas em entrevistas presenciais realizadas em diferentes regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Veja também

Últimas notícias