Com o objetivo de fortalecer a democracia e incentivar a participação cidadã, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) vem ampliando, em 2025, iniciativas voltadas à educação política, à descentralização das atividades legislativas e à formação cidadã. Por meio de programas já consolidados, o Parlamento catarinense reafirma seu compromisso com a aproximação entre o Legislativo e a sociedade.
Alesc Itinerante
Lançado em 2024, o Programa Alesc Itinerante tem como principal propósito levar o Poder Legislativo Estadual para mais perto da população, descentralizando suas atividades e ampliando o diálogo com as demandas regionais. A iniciativa consiste na transferência temporária da sede da Assembleia para municípios do interior, priorizando pautas locais e incentivando a participação popular.
Em 2025, o programa passou por São Miguel do Oeste, Mafra e Balneário Camboriú. Nas edições anteriores, também foram contemplados municípios como Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages e Chapecó.
Ao longo de dois anos de realização, o Alesc Itinerante registrou a participação de 266 entidades e resultou na aprovação de 330 matérias legislativas, reforçando seu impacto na construção de políticas públicas regionais.
Parlamento Jovem
Na área da educação para a democracia, o destaque é o Parlamento Jovem, programa voltado a estudantes do Ensino Médio que proporciona uma vivência prática do processo legislativo estadual. A cada semestre, jovens eleitos em oito regiões de Santa Catarina elaboram propostas, participam de debates em comissões e deliberam em plenário, simulando de forma completa o funcionamento da Assembleia — com reflexos reais em algumas leis estaduais.
Desde a criação do programa, mais de 1,3 mil jovens já participaram da iniciativa. Em novembro de 2025, um grande encontro reuniu 1.300 estudantes em Florianópolis, evidenciando a abrangência e a relevância do projeto.
Vereador Mirim
Outra iniciativa de destaque é o Programa Vereador Mirim, criado em 2010 e desenvolvido pela Escola do Legislativo. O projeto promove a formação política e cidadã de estudantes do ensino fundamental e médio, por meio da participação em atividades desenvolvidas nas câmaras municipais.
Atualmente, 89 câmaras municipais participam ativamente do programa em todo o estado, contribuindo para o fortalecimento da cidadania desde a infância e juventude.
Estágio-Visita
Completando esse conjunto de ações, o Programa Estágio-Visita busca aproximar a comunidade acadêmica do Parlamento catarinense. Destinado a estudantes do ensino superior, o programa oferece uma experiência imersiva sobre as funções e atividades da Alesc, por meio de visitas guiadas, acompanhamento de sessões e comissões, além de oficinas e debates.
Em 2025, foram realizadas duas etapas do programa, totalizando 135 participantes — sendo 80 estudantes em maio e 55 em setembro.
As iniciativas reforçam o papel da Alesc como espaço de diálogo, aprendizado e participação ativa da sociedade na construção das políticas públicas de Santa Catarina.


