Atleta de São José é vice-líder do Ranking Nacional de Atletismo

A União Catarinense de Atletismo (UCA), entidade conveniada à Prefeitura de São José, segue revelando grandes talentos e consolidando o município como uma das potências do atletismo em Santa Catarina e no Brasil. A mais nova promessa é a jovem Maria Clara, de apenas 15 anos, que conquistou o 2º lugar no Ranking Nacional de Atletismo.

O resultado veio após uma atuação brilhante no Campeonato Brasileiro Sub-16, realizado no último fim de semana, em João Pessoa (PB). Maria Clara garantiu duas medalhas de prata, nas provas de 80 metros e 300 metros com barreiras, consolidando seu nome entre as principais atletas da categoria no país.

Com apenas quatro anos de treinamento, a josefense vem colecionando conquistas. Na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), disputada em Timbó, ela foi campeã nas provas de 400 metros com barreiras e 100 metros com barreiras, reforçando seu domínio nas pistas.

Com o encerramento da temporada, Maria Clara entra agora em um breve período de descanso, retornando às competições em 2026.

UCA: Tradição, Conquistas e Formação de Talentos

O ano de 2024 foi marcado por grandes resultados para a União Catarinense de Atletismo, que tem levado o nome de São José ao pódio em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Em agosto, Daniella Mieko se classificou para o Mundial de Atletismo, na prova de lançamento de dardo, e conquistou medalha de bronze no Sul-Americano, representando a Seleção Brasileira.

Na Olesc, além das vitórias de Maria Clara, Yasmin Nogueira bateu o recorde dos 3.000 metros rasos, foi campeã da prova e também venceu os 1.500 metros rasos. No mês seguinte, garantiu bronze no Campeonato Brasileiro.

A equipe também brilhou no Parajasc, em setembro, conquistando 11 medalhas em provas de 100 e 400 metros rasos e salto em altura.

Em junho, Jairo Vieira sagrou-se campeão estadual master, em Florianópolis, com duas medalhas de ouro nas provas de 3.000 e 5.000 metros de marcha atlética. Já em março, Micaela Mello representou o Brasil no Mundial Indoor, realizado na China.

O desempenho coletivo culminou com o heptacampeonato josefense nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), conquistado nos naipes masculino e feminino — incluindo duas quebras de recorde.

Esses resultados confirmam o compromisso da UCA com a excelência esportiva e a formação de novos talentos, reafirmando São José como referência no atletismo catarinense.

Veja também

Últimas notícias