Avaí empata com o Vila Nova e dá adeus a chance de acesso à Série A

O Avaí arrancou um empate por 2 a 2 diante do Vila Nova, na noite deste sábado (8), no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia. Apesar da reação após sair atrás por dois gols, o resultado eliminou matematicamente as chances do Leão da Ilha de conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

Os donos da casa abriram vantagem com Gustavo Pajé e João Vieira, enquanto o Avaí reagiu com gols de Cléber, em cobrança de pênalti, e do jovem Josmar, de apenas 17 anos, que marcou em sua estreia pelo time profissional.

Com o empate, o Avaí chegou aos 52 pontos, podendo alcançar no máximo 58 nas duas rodadas restantes. O número, porém, não é suficiente para alcançar o G-4, já que a Chapecoense, quarta colocada, também soma 58 pontos, mas tem quatro vitórias a mais.

Primeiro tempo

O Vila Nova começou melhor e abriu o placar logo no início. Em rápido contra-ataque pela direita, Gustavo Pajé recebeu na entrada da área e soltou uma bomba indefensável para o goleiro César.

Com o gramado encharcado pelas fortes chuvas em Goiânia, o Avaí encontrou dificuldades para criar jogadas ofensivas. A bola parava nas poças de água, e a equipe azurra teve apenas duas boas chances antes do intervalo: uma finalização de João Vitor, defendida por Kozlinski, e uma cabeçada perigosa de Mário Sérgio.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Avaí manteve a posse de bola, mas quem voltou a marcar foi o Vila Nova. Aos oito minutos, João Vieira acertou um belo chute no ângulo, ampliando a vantagem dos goianos.

O Leão descontou aos 16 minutos com Cléber, de pênalti. O atacante desperdiçou a primeira cobrança, mas o árbitro mandou repetir o lance devido à invasão de área. Na segunda tentativa, o camisa 99 converteu e chegou ao seu 11º gol na Série B.

Em busca do empate, o técnico Vinícius Bergantin promoveu as entradas dos jovens Thayllon e Josmar. E foi justamente deles que surgiu o gol da igualdade: Thayllon fez grande jogada pela direita e cruzou para Josmar, livre na segunda trave, cabecear firme e deixar tudo igual no placar.

Emoção no fim

Nos minutos finais, o goleiro César acabou expulso após sair mal com a bola e cometer falta em Poveda fora da área. Como o Avaí já havia feito todas as substituições, o lateral Raylan precisou assumir o gol. O Vila Nova ainda tentou pressionar, mas o empate permaneceu até o apito final.

Próximos compromissos

O Avaí encerra sua participação na Série B no próximo sábado (15), quando enfrenta o Remo na Ressacada. Já o Vila Nova visita o CRB no mesmo dia.

Veja também

Últimas notícias