A Câmara Municipal de Florianópolis realizou, nesta última terça-feira (9), uma homenagem ao curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que completa 60 anos de criação em 2025. O reconhecimento oficial do curso ocorreu em 1975, há exatos 50 anos. A solenidade foi proposta pelo vereador Adrianinho (Republicanos), por meio de um requerimento aprovado em plenário.
Durante o Grande Expediente, professores e representantes do Departamento de Ciências da Administração receberam diplomas de honra ao mérito. Ao justificar a homenagem, o vereador destacou a importância histórica e social da graduação.
“São mais de 60 anos de história e mais de 5 mil formados que ajudaram a construir o setor público e privado em Santa Catarina e no Brasil. É um orgulho prestar essa homenagem à UFSC, que tanto contribui para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Adrianinho.
Representando os homenageados, o professor Maurício Fernandes Pereira, egresso e atual docente do curso, ressaltou o papel de destaque da graduação no cenário nacional. “Nosso curso está entre os dez melhores do país, em um universo de mais de 2.600. Essa homenagem reconhece o impacto que nossos mais de 5.200 egressos têm promovido na sociedade e nas organizações”, destacou.
Também presente na cerimônia, o professor Bernardo Meyer, atual chefe de gabinete do reitor da UFSC e docente do curso, falou em nome da Reitoria. Ele enfatizou a relevância do ensino superior público no país. “A universidade é um espaço de transformação social. Ao reconhecer a trajetória do curso de Administração, esta Casa reconhece a força da educação pública, gratuita e de qualidade”, declarou.
Tradição e excelência acadêmica
O curso de Administração da UFSC foi criado em 1965, a partir da aprovação do plano de implantação dos cursos de Administração de Empresas e Administração Pública pela então Faculdade de Ciências Econômicas. As aulas começaram em 1966, e a primeira turma concluiu o curso em 1969, com nove formandos.
O reconhecimento oficial ocorreu em 10 de abril de 1975, por meio do Decreto nº 75.590. Desde então, o curso se consolidou como referência nacional, com forte atuação na graduação, mestrado e doutorado. Ao longo de seis décadas, o Departamento de Ciências da Administração tem fortalecido a produção científica, a inserção no mercado e o compromisso com o desenvolvimento social e econômico.