A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) segue avançando nas obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular, principal unidade de tratamento de esgoto de Florianópolis.
No momento, as equipes atuam na reforma das estruturas internas do prédio de tratamento preliminar, etapa inicial do processo, onde estão instalados os sistemas de gradeamento e desarenação. Esses equipamentos são responsáveis pela retirada de resíduos sólidos e areia do esgoto antes do tratamento biológico, garantindo maior eficiência às etapas seguintes.
Também estão em andamento as intervenções no tanque decantador secundário, estrutura essencial para a separação da parte sólida e líquida do efluente durante o processo de tratamento. Paralelamente, foi iniciada uma nova fase da obra com a execução da fundação que receberá os cabos elétricos de baixa tensão provenientes da subestação de energia.
As melhorias contemplam a revitalização e ampliação de estruturas que operam desde a inauguração da estação, em outubro de 1997. Com a modernização, a ETE Insular passará a contar com tratamento em nível terciário — o mais avançado —, elevando a qualidade da depuração do esgoto.
Responsável pelo atendimento da Região Central da capital catarinense, área mais densamente povoada da ilha, a unidade terá sua capacidade ampliada para quase três vezes o volume atual. A expansão permitirá, futuramente, a inclusão de novos bairros ao Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Insular, como José Mendes, Jardim Anchieta, Parque São Jorge e partes do Córrego Grande e do Pantanal.
O investimento integra o pacote estratégico da CASAN para ampliar a cobertura de saneamento e melhorar a qualidade ambiental na Grande Florianópolis. O projeto conta com recursos de aproximadamente R$ 245 milhões, obtidos por meio de financiamento junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).


