Nos últimos dois meses, a Prefeitura de São José intensificou as operações para combater ocupações irregulares em áreas públicas. As ações, conduzidas pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP) com apoio da Guarda Municipal e da Infraestrutura, já resultaram na retirada de mais de 150 itens das ruas, incluindo facas, simulacros de armas, ferramentas e objetos potencialmente usados em furtos.
As operações ocorrem diariamente e têm como foco desobstruir calçadas e praças, além de coibir delitos. Em março, uma ação no bolsão da Beira-Mar flagrou uma tentativa de furto e agressão, rapidamente contida pelos agentes. Outras fiscalizações ocorreram na marginal da BR-101 e na Rua Maria do Carmo Souza, onde foram recolhidos objetos cortantes e lacrado o acesso a um terreno com risco de invasão.
Na Praça de Campinas, também foram encontradas armas brancas e um simulacro durante abordagem a pessoas em situação de rua. Uma delas aceitou ajuda e foi encaminhada ao Centro Pop, que oferece serviços de acolhimento e reinserção social.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila reforçou a importância de não incentivar a permanência nas ruas por meio de esmolas, pedindo que a população encaminhe as pessoas em vulnerabilidade ao Centro Pop. A cidade conta com rede assistencial com atendimento psicológico, alimentação, higiene, abrigos e reinserção no mercado de trabalho.
Atendimento à população de rua:
– Abordagem Social: (48) 98405-2750
– Centro Pop – Rua Domingos André Zanini, 744 – Campinas (Segunda a sexta, das 8h às 17h)


