Figueirense perde sete posições no ranking nacional de clubes da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o ranking nacional de clubes para a temporada 2026, e o Figueirense apareceu em queda significativa. O clube alvinegro perdeu sete posições em relação ao levantamento anterior, publicado em dezembro de 2024, e agora ocupa a 59ª colocação.

O ranking leva em consideração exclusivamente o desempenho dos clubes em competições nacionais e continentais disputadas nos últimos cinco anos. Entre as equipes de Santa Catarina, o Figueirense ficou atrás de Criciúma (27º), Avaí (31º), Chapecoense (33º) e Brusque (36º).

No ranking válido para a temporada 2025, o Figueirense já havia caído duas posições, aparecendo em 52º lugar, com 2.246 pontos. Para 2026, o clube somou 1.983 pontos e acabou ultrapassado por equipes como Caxias, São Bernardo, Maringá, Aparecidense, Ferroviária e Botafogo-PB.

A queda é reflexo do desempenho recente do clube. Na última temporada, o Figueirense disputou apenas a Série C do Campeonato Brasileiro. Ainda pontuavam no ranking resultados anteriores, como a participação na Copa do Brasil de 2022, quando o time foi eliminado na segunda fase, somando 50 pontos, e a campanha no Brasileiro de 2022, com classificação até a segunda fase da Série C, que rendeu 300 pontos. Esses resultados deixaram de contar com peso máximo no cálculo atual.

Para a temporada de 2026, o Figueirense já assegurou ao menos 75 pontos com a participação garantida na primeira fase da Copa do Brasil, conquistada por meio do título da Copa Santa Catarina. Eventuais avanços na competição, no entanto, só serão computados no próximo ranking nacional da CBF.

Critérios do ranking

O atual modelo do ranking nacional de clubes está em vigor desde 2013. A pontuação é calculada com base no desempenho das equipes nas competições nacionais e continentais disputadas nos últimos cinco anos, com pesos diferenciados para cada temporada — sendo que os resultados mais recentes têm maior valor na composição final.

Veja também

Últimas notícias