A ampliação do saneamento básico em Santa Catarina ganhou um novo avanço nesta última sexta-feira (12) com a inauguração, pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município de Xaxim, no Oeste catarinense. A obra integra a expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade. Na mesma ocasião, também foi entregue um novo reservatório de água no bairro Ari Lunardi, reforçando o abastecimento local. O investimento total nas duas intervenções soma R$ 26,7 milhões.
A solenidade ocorreu nas instalações da nova ETE e contou com a presença do governador Jorginho Mello, do prefeito Edilson Antonio Folle, do presidente da CASAN, Edson Moritz, do diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, além de parlamentares, representantes da empresa executora e outras autoridades.
Durante o evento, o governador destacou a importância dos investimentos em saneamento. “Esse tipo de obra impacta diretamente a saúde pública e a qualidade de vida da população. São investimentos fundamentais da Casan para Xaxim e para todo o estado. Estamos vivendo um novo momento, com mais obras para melhorar o abastecimento de água e ampliar o saneamento em Santa Catarina”, afirmou Jorginho Mello.
A nova estrutura complementa o sistema iniciado em 2013 com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Além da Estação de Tratamento de Esgoto, foram implantados 23 quilômetros de rede coletora e 2,6 quilômetros de tubulação emissária. A previsão é de que, nesta fase inicial, cerca de 5,3 mil moradores do Centro e de partes dos bairros Guarany, Primavera e Germânico sejam atendidos. As autorizações para ligação dos imóveis à rede de esgoto serão encaminhadas em breve juntamente com as faturas.
O presidente da CASAN, Edson Moritz, ressaltou o compromisso do Governo do Estado e da Companhia com o desenvolvimento dos municípios. “Essas entregas reforçam o compromisso com a saúde e a qualidade de vida da população. Estamos ampliando o saneamento e garantindo mais segurança no abastecimento de água em Xaxim, deixando um legado importante para a cidade, com soluções modernas, eficientes e responsáveis”, destacou.
Além do sistema de esgotamento sanitário, a CASAN também entregou o novo reservatório de aço vitrificado no bairro Ari Lunardi. Com capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água, a estrutura aumenta em 50% a reserva hídrica do município, beneficiando diretamente cerca de 8,5 mil moradores dos bairros Ari Lunardi, Frei Bruno, Santa Terezinha, Área Industrial e Guarany. Para garantir o abastecimento do reservatório, foram instalados ainda 5,4 quilômetros de nova adutora. O investimento nessa etapa foi de R$ 5,5 milhões.



