Governador Jorginho Mello participa da 259ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos

No último sábado, 5, o governador Jorginho Mello participou da Transladação das imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que foram levadas da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana de Florianópolis. Este ato religioso faz parte das celebrações da 259ª edição da Procissão do Senhor Jesus dos Passos, uma das mais antigas e tradicionais manifestações de fé do estado.

No domingo, 6, as imagens seguirão em procissão pelas ruas centrais de Florianópolis até a Praça XV de Novembro, em frente à Catedral Metropolitana, onde ocorrerá o Sermão do Encontro. Após a celebração, as imagens retornarão juntas para a Capela Menino Deus.

Em seu discurso, o governador Jorginho Mello destacou o significado da celebração: “É uma afirmação de fé, de esperança, de dias melhores, de luz e prosperidade, e um reconhecimento por tudo o que Nosso Senhor dos Passos tem feito por todos nós. Este é um bem imaterial do nosso estado e do nosso país. Estamos aqui para rezar com fé, esperança e alegria, buscando sempre trabalhar em favor de quem mais precisa. A fé é uma das coisas mais importantes na vida, pois, como sempre digo, quem não tem fé apenas passa pela vida”, afirmou o governador.

A Procissão do Senhor Jesus dos Passos é considerada uma das maiores e mais significativas manifestações de fé de Santa Catarina e é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial tanto do estado quanto do Brasil. Ela está ligada à tradicional Irmandade que dá nome à procissão e ao Imperial Hospital de Caridade, que desempenha um papel social e assistencial importante na comunidade.

A origem da procissão remonta a 1766, quando uma embarcação, que se dirigia ao Rio Grande do Sul, fez uma parada inesperada na Ilha de Santa Catarina e trouxe a imagem de Senhor Jesus dos Passos. Este fato foi interpretado como um sinal celestial e rapidamente se transformou em um símbolo de devoção. Hoje, a procissão continua sendo uma importante tradição religiosa e cultural, celebrada 15 dias antes da Páscoa.

Veja também

Últimas notícias