O processo de transição da gestão do Hospital Regional Ruth Cardoso para o Governo de Santa Catarina deu mais um passo importante. Na última sexta-feira (27), o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, recebeu da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, o ofício que comunica a sanção da Lei Municipal nº 5.050/2025, autorizando a doação do imóvel do hospital ao Estado.
A medida integra o plano de estadualização da unidade hospitalar, firmada por meio de um protocolo de intenções assinado pelo governador Jorginho Mello e pela administração municipal. O objetivo é fortalecer a saúde pública na região da Foz do Rio Itajaí, com foco em tornar o hospital uma referência regional em atendimento.
“Esse é mais um passo importante da transição. O Governo do Estado, em parceria com os municípios da AMFRI, assume o protagonismo para melhorar a saúde pública em toda a região. Essa ação se soma a outros investimentos importantes, como a abertura do hospital em Itapema, o Complexo Madre Teresa em Itajaí e o apoio às UPAs em Porto Belo e Balneário Camboriú”, destacou o secretário Diogo Demarchi.
Além da reestruturação dos serviços hospitalares, o Estado também vem ampliando ações na área da saúde por meio do Programa de Valorização Hospitalar, mutirões de cirurgias eletivas e novos investimentos em infraestrutura e equipamentos.
Com o recebimento oficial do documento, a Secretaria de Estado da Casa Civil agora será responsável por elaborar o projeto de lei estadual que formaliza a doação do imóvel e a transferência definitiva da gestão para o Estado. A proposta será encaminhada para votação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
“Essa etapa é fundamental para que possamos assumir efetivamente o hospital, com a escolha de uma entidade que firmará contrato de gestão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Também estamos avançando em outras frentes, como o levantamento de equipamentos, análise de estrutura e mapeamento da assistência atual”, explicou Demarchi.
A expectativa é que, com a conclusão do processo, o Hospital Regional Ruth Cardoso passe a integrar de forma plena a rede estadual de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e melhorando a qualidade dos serviços prestados à população da região.


