IFSC desenvolve primeiro carro alegórico elétrico do Brasil para o Carnaval de Florianópolis 2026

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está prestes a marcar um capítulo inédito na história do Carnaval brasileiro. Em parceria com a Liga das Escolas de Samba da Grande Florianópolis (Liesf) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a instituição está desenvolvendo o primeiro carro alegórico 100% elétrico do país, que fará sua estreia no Carnaval de 2026.

A iniciativa partiu de uma demanda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da prefeitura, com o objetivo de oferecer às escolas de samba soluções mais modernas e seguras para os desfiles. Segundo o professor Adriano Bresolin, coordenador do Laboratório de Mobilidade Elétrica do IFSC, os carros alegóricos utilizados atualmente são estruturas antigas e desgastadas pelo tempo. “A prefeitura procurou o IFSC para buscar alternativas de modernização. Propusemos a eletrificação de um dos chassis, que além da tração elétrica, contará com baterias para alimentar a iluminação e os recursos cenográficos”, explica Bresolin.

Como não seria possível eletrificar todos os carros em um primeiro momento, um sorteio foi realizado entre as escolas e a contemplada foi a Nação Guarani, que terá a honra de estrear o inédito veículo como seu abre-alas no desfile de 2026.

O projeto teve início em julho e já está em fase de reuniões técnicas entre a equipe do IFSC e representantes da escola. O carro será adaptado ao enredo da Nação Guarani, que também participa ativamente da concepção cenográfica. Paralelamente, o IFSC prepara um projeto para captação de recursos via Lei Rouanet, que será encaminhado ao governo federal ainda neste mês de setembro.

Além da construção do chassi elétrico, o instituto também será responsável pela capacitação profissional dos trabalhadores envolvidos na montagem do carro, oferecendo treinamentos específicos para soldadores, eletricistas e técnicos de iluminação.

Para a Nação Guarani, a inovação representa um momento histórico. “É uma inovação mundial, não só no Brasil. Já está repercutindo em várias partes do país. Esse carro elétrico vai ajudar muito na redução de custos, que hoje chegam a representar até 40% do nosso orçamento, além de trazer mais segurança e mobilidade. Sem dúvida, será o grande destaque do Carnaval 2026”, afirma o presidente da escola, Lui Vandré. Ele adianta que a maquete do projeto já está pronta e promete um carro “lindo, especial e encantador”, que abrirá o desfile no primeiro setor da escola.

O carro alegórico elétrico da Nação Guarani será apresentado oficialmente na Passarela Nego Quirido nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2026, durante os desfiles das escolas de samba de Florianópolis. A Nação Guarani será a terceira escola a entrar na avenida no primeiro dia de desfiles, comemorando seus 16 anos com uma estreia que promete marcar o início de uma nova era nos carnavais do Brasil.

Veja também

Últimas notícias