MPSC pede demolição imediata da antiga Rodoviária de Florianópolis por risco de desabamento

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) solicitou à Justiça a demolição imediata e total do Complexo da Antiga Rodoviária de Florianópolis, localizado entre as avenidas Mauro Ramos e Hercílio Luz, no Centro da cidade.

O pedido foi protocolado na última sexta-feira (8) junto à 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, pelo promotor Fabrício José Cavalcanti, da 30ª Promotoria de Justiça da Capital. A solicitação tem como base o estado avançado de deterioração do prédio, apontado como um risco à segurança e à saúde pública após vistoria realizada pelo MP no dia 31 de julho.

Laudos técnicos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já haviam identificado risco iminente de desabamento e a inexistência de um sistema de proteção contra incêndio.

A demolição também conta com o apoio da prefeitura de Florianópolis. O prefeito Topázio Neto (PSD) destacou a disparidade nos custos como fator determinante: enquanto a demolição está orçada em R$ 450,8 mil, a reforma do edifício custaria cerca de R$ 5,7 milhões.

“Hoje é um prédio invadido que, em 50 anos, nunca gerou qualquer receita para o município. Está na hora de recuperar essa área para o benefício de toda a população”, afirmou o prefeito.

Veja também

Últimas notícias