Com o retorno do clima seco em Florianópolis, as obras de triplicação da SC-401, principal acesso ao Norte da Ilha, seguem em ritmo acelerado. Para reduzir o impacto no trânsito da rodovia mais movimentada de Santa Catarina, a maior parte dos serviços está sendo realizada no período noturno.
Atualmente, cerca de 10% da obra já foi concluída. Os trabalhos acontecem em diversas frentes simultâneas, incluindo o trecho crítico do Morro das Madeireiras.
A SC-401 foi duplicada há mais de duas décadas e, desde então, passou apenas por melhorias pontuais. Agora, o novo projeto representa uma reestruturação completa da via. Com quase 10 quilômetros de extensão, a obra prevê a construção de viadutos, ciclovia, vias marginais, correção de curvas perigosas, além de melhorias no sistema de drenagem e contenção de encostas.
A iniciativa faz parte do Programa Estrada Boa, lançado pelo governador Jorginho Mello, que contempla dezenas de grandes intervenções em infraestrutura por todo o estado.
“Nosso foco é melhorar a mobilidade urbana e reduzir os congestionamentos na SC-401. Santa Catarina se transformou em um verdadeiro canteiro de obras”, afirmou o secretário da Infraestrutura, Jerry Comper.


