A participação ativa da população foi um dos principais destaques da edição do Programa Alesc Itinerante realizada nesta semana em Mafra. O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Julio Garcia (PSD), ressaltou o engajamento de vereadores, prefeitos, entidades civis e da juventude durante os encontros promovidos no Espaço Álamos.
“Foram quase 100 vereadores, uma dezena de prefeitos, diversas entidades. Tivemos também a presença das câmaras mirins de Mafra, São Bento do Sul e Itaiópolis. O que torna o Alesc Itinerante especial é justamente essa aproximação com a sociedade, e vimos isso claramente aqui em Mafra”, destacou Garcia.
Segundo o presidente da Alesc, o programa também tem como objetivo permitir que os parlamentares conheçam de perto realidades distintas das de suas bases eleitorais. “Os deputados ampliam sua visão sobre o estado, o que fortalece a atuação do Parlamento em todo o território catarinense”, explicou.
Durante a sessão ordinária de encerramento na quarta-feira (6), Garcia agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento e destacou a importância das contribuições recebidas. “Os subsídios colhidos aqui em Mafra certamente vão contribuir para o aprimoramento do nosso trabalho na Assembleia.”
Balanço da edição
Em Mafra, o Alesc Itinerante promoveu duas sessões ordinárias, com a aprovação de 137 matérias legislativas — sendo 36 projetos de lei e 101 proposições não normativas, como moções, requerimentos, indicações e pedidos de informação.
As comissões permanentes realizaram oito reuniões e a Bancada Parlamentar Regional do Norte também se reuniu para ouvir prefeitos e vice-prefeitos de oito municípios do Planalto Norte.
Ao todo, 42 entidades se manifestaram durante as sessões e reuniões das comissões. Além disso, participaram das atividades 12 prefeitos, 12 vice-prefeitos, 97 vereadores, cinco secretários municipais, representantes do Judiciário e das forças de segurança.


