Santa Catarina conquistou o terceiro lugar no ranking nacional dos estados que mais geram oportunidades de trabalho para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O dado foi divulgado nesta semana durante a cerimônia do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, na categoria Inserção no Mercado de Trabalho.
A premiação reconhece estados, municípios e empresas que promovem ações voltadas à geração de renda, qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo para famílias de baixa renda. Os critérios avaliados incluíram a quantidade de vagas geradas, taxas de empregabilidade e qualidade dos cursos de formação ofertados.
A gerente de Benefícios, Transferência de Renda e Programas da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Sabrina Gomes Cerva, destacou o papel ativo de Santa Catarina na inclusão produtiva. “O CadÚnico funciona como um mapa das pessoas em situação de vulnerabilidade, e o Estado tem atuado com políticas públicas eficazes para promover a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho”, afirmou.
Além do reconhecimento estadual, o município de Sombrio também foi premiado. A cidade foi uma das 15 selecionadas em todo o país por se destacar na geração de empregos para pessoas cadastradas no CadÚnico entre 2023 e 2024 — sendo o único município catarinense a conquistar o prêmio.
O resultado, segundo a prefeita Gislaine Cunha, é fruto de um trabalho conjunto entre a Prefeitura, a Secretaria de Assistência Social e parceiros locais. “Esse reconhecimento mostra que estamos priorizando as pessoas certas e apostando na transformação social por meio da oportunidade. Nossos programas são voltados para quem mais precisa, e essa conquista mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
O Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica integra a agenda do Programa Acredita no Primeiro Passo e tem como objetivo valorizar iniciativas que atuam na redução das desigualdades sociais, especialmente por meio da inserção de beneficiários do CadÚnico no mercado de trabalho formal.


