O Campeonato Brasileiro de 2025 chegou ao fim neste domingo, com o Flamengo confirmando o título com uma rodada de antecedência. Além do campeão, outras seis equipes também celebram vagas garantidas na Libertadores do próximo ano. Existe ainda a possibilidade de o G-7 virar G-8, caso Cruzeiro ou Fluminense conquiste a Copa do Brasil, ampliando o número de classificados pelo Brasileirão.
As semifinais da Copa do Brasil — Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense — serão disputadas na quarta e quinta-feira desta semana. As finais estão marcadas para os dias 17 e 21 de dezembro, podendo alterar o cenário das vagas internacionais.
No Brasileirão, os times que terminaram entre o 8º e o 13º lugar asseguraram presença na Copa Sul-Americana. O 14º colocado também pode entrar na lista dependendo do desfecho da Copa do Brasil, já que o efeito cascata da distribuição de vagas pode abrir espaço para mais um classificado. Por outro lado, quatro clubes foram rebaixados e disputarão a Série B em 2026.
Veja abaixo o resumo completo da classificação final.
Classificados para a Libertadores 2026: Flamengo (campeão), Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense, Botafogo (pré-libertadores) e Bahia (pré-libertadores). O São Paulo, 8º colocado, ainda sonha com uma vaga na pré-libertadores caso Cruzeiro ou Fluminense vença a Copa do Brasil.
Classificados para a Sul-Americana 2026: São Paulo (caso não se classifique para a Libertadores), Grêmio, Bragantino, Atlético-MG, Santos, Corinthians e Vasco – 14º colocado, o cruzmaltino garantirá ao menos a Sul-Americana independentemente do resultado da Copa do Brasil.
Rebaixados para a Série B 2026: Ceará, Fortaleza, Juventude e Sport. Vitória e Internacional fecharam o campeonato na região intermediária da tabela: não conseguiram vaga em torneios internacionais, mas também não correram risco de queda.



