Revitalização do Túnel Antonieta de Barros é concluída após investimento de R$ 8 milhões

O Governo de Santa Catarina finalizou as obras de modernização do Túnel Antonieta de Barros, em Florianópolis, após um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões. A intervenção teve como foco a atualização tecnológica da estrutura, além de melhorias voltadas à segurança, ventilação, iluminação e monitoramento do tráfego.

Os trabalhos incluíram a substituição completa do sistema de iluminação por tecnologia LED, proporcionando maior eficiência energética e melhor visibilidade para os motoristas. Também foram instalados 20 novos jatoventiladores, equipamentos responsáveis pela renovação do ar dentro dos túneis, além de sensores capazes de detectar a concentração de gases tóxicos e acionar automaticamente a ventilação quando necessário.

Outra frente da revitalização foi a modernização do sistema de monitoramento. O complexo passou a contar com 12 câmeras inteligentes e uma nova central de controle equipada com softwares, computadores e telas atualizados, permitindo acompanhamento em tempo real das condições de tráfego e resposta mais rápida a ocorrências.

Além disso, foram implantados anemômetros para medir a velocidade do vento no interior da estrutura e atualizado o sistema de comunicação entre os equipamentos instalados. A obra contemplou ainda uma limpeza completa das galerias, contribuindo para a conservação do espaço e para o melhor aproveitamento da nova iluminação.

As melhorias foram realizadas nos dois sentidos do túnel — centro-bairro e bairro-centro. Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), os serviços ocorreram principalmente durante a noite e a madrugada, com o objetivo de reduzir impactos na circulação de veículos na Capital.

Veja também

Últimas notícias